sexta-feira, 15 de junho de 2012

Bentley Speed 8- um carro impressionante





Bentley Speed 8 (desenvolvido a partir do Bentley EXP Speed 8) foi um carro de corrida, participante da classe Le Mans Prototype sendo desenhado por Peter Elleray, para as 24 Horas de Le Mans. O protótipo EXP Speed 8 estreou em 2001,enquanto que o Speed 8 estreou em 2003. O protótipo, possuí uma forte semelhança com Audi R8C, que havia corrido apenas uma vez antes da Audi deixar o projeto para focar a sua atenção ao Audi R8. O EXP Speed 8 marcou o retorno da Bentley à corrida depois de 73 anos de ausência.

[editar]Desenvolvimento

O design, desenvolvimento e fabricação de Bentley foi feito pela equipe , Racing Technology Norfolk (RTN), localizada em Norfolk, Reino Unido.O designer-chefe era Pedro Elleray. O motor do Audi R8, um 3,6 litros V8 turbo, foi utilizado como gerador de potência inicial, do Bentley EXP Speed 8 em 2001. A caixa de seis velocidades foi desenvolvida pela Xtrac.A Bentley também optou por correr com pneus Dunlop em vez da Michelin utilizada pela Audi.Na sequência do seu primeiro ano de competição, o motor Audi V8 foi modificada para melhor atender o EXP Speed 8. Este viu o motor ampliado para 4,0 litros, produzindo cerca de 600 hp. Isso acabaria por levar a Bentley a redesenhar o carro para 2003, levando à mudança de nome para simplesmente Speed 8. A extremidade dianteira fixa foi substituída por uma caixa de acidente levantadas por um nariz, enquanto corria vales profundos entre o nariz e pára-lamas. Isto exigia a adição de uma carroçaria horizontal grande entre o nariz e pára-lamas para envolver os braços de suspensão do Speed 8. O cockpit também seria reduzida para permitir um melhor fluxo de ar para a asa traseira. A Bentley decidiu retornar aos pneus Michelin para a sua campanha de 2003.

[editar]História

Em 2001, Bentley voltou as 24 Horas de Le Mans, depois de um vazio de 73 anos, por uma campanha planejada três anos antes com o EXP Speed 8 de cockpit fechado participante da classe LMGTP. Durante sua execução, o Bentley EXP Speed 8 era o único carro a correr na classe LMGTP. Dois carros foram inscritos, com um terceiro lugar ganhando por trás de um par de Audi R8s. O outro carro, infelizmente, se aposentou depois de uma corrida na chuva forte, devido a um incêndio que causou o condutor a abandonar o carro. A Bentley retornou em 2002, usando um novo motor. Novamente o carro obteve um ótimo desempenho, somente ficando atrás do trio de Audi R8.
Para 2003, a Bentley decidiu que exigiria uma análise concorrencial, a fim de se preparar para uma vitória total em Le Mans. O par de carros novos foram, portanto, inscritos no American Le Mans Series e nas 12 Horas de Sebring. Apesar de ter que começar na parte de trás do grid devido a uma infração das regras, na qualificação, os dois carros rapidamente fizeram seu caminho através do grid. No final o Bentley Speed 8 acabou ficando em 4º lugar, somente atrás dos protótipos da Audi.
Voltando ao Le Mans com a ajuda da equipe Joest Racing, um Bentley largou na pole position. Como nenhuma equipe trabalhou nos Audi participantes, os dois carros foram capazes de liderar quase todo o evento, com a entrada do Bentley Speed 8 # 7 à frente do # 8, que teve alguns problemas elétricos durante a corrida. Depois de 377 voltas, o Bentley Speed 8 #7 recebeu a bandeira quadriculada, seguido pelo Bentley Speed 8 #8. Isso ajudou a dar ao grupo Volkswagen a sua quarta vitória consecutiva em Le Mans, divididos entre a Audi e a Bentley.
Na sequência de Le Mans a Bentley finalizou o projeto do Speed 8, sendo que os mesmos nunca mais correram. Logo após a corrida de Le Mans de 2001, os chassis 2 e 3 foram vendidos para um colecionador japonês. Posteriormente, foi vendida a um colecionador americano, onde permanece até hoje.

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bentley_Speed_8

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